• Casas Típicas

    As casas de colmo são consideradas um dos ex-libris turísticos da Madeira e integram o património edificado do concelho de Santana, constituindo assim, uma marca indissipável deste concelho, de onde são originárias.

  • Desporto e Aventura

    Aliando desporto e natureza, a Reserva da Biosfera de Santana oferece um variado conjunto de atividades e espaços de lazer onde se incluem levadas e veredas, núcleos museológicos, património monumental, festas populares, artesanato, parques temáticos, bem como, variadíssimas opções de desportos de natureza.

  • Miradouros

    Os diversos miradouros que pontuam a paisagem da Reserva proporcionam magníficas vistas sobre as belas e diversas paisagens, que se estendem desde o azul do oceano cruzando o verde das florestas até atingir a beleza imponente das enormes montanhas vulcânicas que rodeiam Santana e que fazem desta Reserva um local paradisíaco.

  • Observação de Aves

    A grande diversidade paisagística de que Santana é possuidora, aliada à existência de espécimes de grande interesse ao nível da avifauna, nomeadamente aves endémicas como o pombo trocaz e a freira-da-madeira, fizeram desta Reserva um sítio ideal para a prática de observação de aves, fazendo as delícias de ornitorrincos regionais, nacionais e até internacionais.

  • Parque de Merendas

    Em Santana variadas são as zonas de merendas que proporcionam agradáveis momentos de convívio em completa harmonia com a natureza. Na sua maioria estes espaços dispõem de infraestruturas adequadas à realização de piqueniques e atividades de lazer. Estes locais de lazer encontram-se devidamente assinalados e são de fácil acesso.

  • Património e Cultura

    Com uma vasta herança patrimonial e cultural visível, essencialmente, nas igrejas e capelas, museus, solares, fortalezas, moinhos de água, nos hábitos e costumes, no folclore e no artesanato, Santana apresenta um roteiro cultural rico e diversificado digno de ser visitado.

  • Pesca

    A riqueza em espécies piscícolas, nomeadamente de interesse comercial, das águas de Santana potencia a realização de atividades de pesca desportiva e turística, quer a partir da costa quer de caça-submarina. Este tipo de atividades estendem-se ainda às ribeiras, onde é possível pescar truta, e desfrutar, simultaneamente, de cenários de extrema beleza e tranquilidade.

  • Praias

    A existência de várias praias em calhau rolado de grande beleza e de complexos balneares bem integrados paisagisticamente, aliados a excelentes condições climatéricas, proporcionam a realização de atividades balneares quer em água doce, quer no mar em toda a área da Reserva.

  • Veredas e Levadas

    As imensas veredas e levadas que pontuam as magníficas paisagens rurais e naturais da Reserva, representam um dos principais elementos característicos da paisagem madeirense. Estes percursos de grande beleza oferecem um leque de alternativas que incluem circuitos de montanha, floresta, à beira-mar ou até mistos que possibilitam a vivência de experiências únicas em contacto com a natureza.