Para conhecer verdadeiramente a Madeira e desfrutar de paisagens deslumbrantes e intocadas pelo homem, a melhor forma de o fazer é caminhando pelas inúmeras veredas, levadas e caminhos tradicionais que percorrem toda a ilha e que proporcionam experiências únicas aos seus visitantes.
Provavelmente o pedestrianismo é um dos desportos mais praticados pelos madeirenses e pelos milhares de turistas que todos os anos visitam a Região, constituindo as levadas um dos mais belos cartazes turísticos da Madeira.
Estes antigos caminhos, que em Santana estende-se por mais de 120 km, possibilitam apreciar o vastíssimo património naturais,contemplar o entorno paisagístico, desfrutar da natureza, conhecer a riqueza cultural dos lugares e envolver-se com a população local.
Para ver os folhetos informativos de cada Levada/Vereda clique aqui.
Para ver os folhetos informativos de cada Levada/Vereda clique aqui.
Os percursos apresentados assumem caminhos previamente sinalizados com marcas e códigos internacionalmente conhecidos e aceites. Estes caminhos podem ser de três tipos: Pequena Rota (PR), os de Grande Rota (GR) e os Percursos para Todos (PJoel):
Na Madeira, os percursos pedestres recomendados, percorridos de forma isolada e não combinada, são na sua essência todos de Pequena Rota (PR) e as marcas de campo utilizadas são as seguintes:
Caminho Certo
Caminho errado
Mudança direção para a direita
Mudança direção para a esquerda
Antes de iniciar uma caminhada é imprescindível ter em conta algumas noções que torna a prática do pedestrianismo (trekking) mais segura.