Certificação alargada a mais três entidades


A unidade de turismo habitacional “Casa da Tia Clementina” e os restaurantes “O Cantinho da Serra” e a “Estrela do Norte” passaram a integrar o Sistema de Desenvolvimento Sustentável da Reserva da Biosfera, contabilizando assim um total de vinte e nove entidades certificadas pela marca “Santana Madeira Biosfera”.

Estas entidades submeteram-se ao processo de certificação, que compreendeu a realização de uma auditoria, onde foi avaliado o cumprimento do normativo subjacente ao Sistema de Desenvolvimento Sustentável e posterior avaliação destes mesmos critérios, do qual concluiu-se a “Casa da Tia Clementina”, “O Cantinho da Serra” e a “Estrela do Norte” apresentam um desempenham ambiental, social e económico compatível para com o exigido pelo sistema. O relatório de auditoria para além de abordar os pontos positivos identificados, descreve também as não conformidades para com o normativo do sistema e faz ainda referência a ações e procedimentos que devem ser adotados com o intuito de melhorar o seu desempenho.

Participaram no ato de compromisso o Presidente da Câmara Municipal de Santana, Dr. Rui Moisés e a Secretária Regional da Cultura, Turismo e Transportes, Dra. Conceição Estudante, que aproveitou para enaltecer a importância da sustentabilidade ambiental, desenvolvimento socioeconómico e promoção territorial que são os princípios orientadores deste processo de certificação. A secretária realçou ainda que o turismo que procura Santana é um turismo pequeno e que está muito direcionado para a natureza e para o património cultural, daí que é de todo o interesse apostar na conservação da natureza e na valorização do património e produtos locais, sempre numa ótica de sustentabilidade económica.

Ao integrar neste sistema estas três entidades passam a ter então, um papel mais ativo no desenvolvimento sustentável da Reserva Santana Madeira Biosfera, bem como comprometem-se a promover os produtos locais e a sensibilizar a comunidade em geral para os princípios subjacentes a este sistema e à própria reserva, dando assim o seu contributo para a qualidade da oferta turística de Santana.

Terra Cidade, EM | Santana, 21 de junho 2013