Mostra Gastronómica de Santana

A Mostra Gastronómica de Santana (MGS) é um cartaz sociocultural onde são promovidos os produtos agrícolas regionais em múltiplas formas, sendo a parceria com a restauração local uma das melhores montras e oportunidades para expor toda a cadeia de valor dos mesmos, através de diversos registos que caraterizam uma localidade.

Esplanada de um dos restaurantes participantes

O conhecimento empírico da restauração local garante o desenvolvimento e confeção de novos empratamentos, dando primazia à valorização dos produtos regionais e ao aproveitamento dos mesmos através de novos subprodutos e novos processos produtivos.

A MGS pretende ser um elo fulcral entre dois setores preponderantes a nível local, como é o setor primário e restauração, assente na construção de uma relação de confiança baseada nos saberes-fazer locais aliados a uma forte exigência de qualidade.

Este certame, que conta já com 11 edições, tem vindo a mobilizar centenas de participantes diretos e indiretos e milhares de visitantes, pois tem vindo a ser reconhecida a qualidade, esmero e carinho dos restaurantes locais na promoção dos “produtos da biosfera”, o que denota uma sintonia e um sentimento de pertença bem forte por parte da população local.


Veja aqui fotos das várias edições deste evento: