Ferramentas de acessibilidade

  • Ampliação de conteúdos 100%
  • Tamanho de letra 100%
  • Altura de linha 100%
  • Espaço entre carateres 100%

A EB1/PE/C de Santana é uma escola que desenvolve atividades no âmbito do projeto Eco Escolas, neste sentido aceitou o desafio lançado por este programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, e com o envolvimento da turma do segundo ano, do primeiro ciclo, assinalou um trilho.

Com ele pretende motivar para o conhecimento do território próximo da escola, com sugestões de experiências e atividades, dando a conhecer caraterísticas ambientais, o património natural e cultural. Neste sentido e enaltecendo a importância do galardão atribuído ao concelho de Santana pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera em 2011, uma das atividades assinaladas a quem percorrer o trilho, é tirar uma fotografia junto ao monumento da Biosfera, sendo posteriormente partilhada essa fotografia no site oficial da Reserva da Biosfera de Santana.

Indicações relativamente ao desafio:

O monumento da Biosfera é único e uma referência Mundial, retrata o planeta Terra numa simbiose perfeita entre a natureza, a vida e a paisagem, presentes na figura feminina.

A EB1/PE/C de Santana promove este desafio no sentido de dar a conhecer este monumento associado ao Trilho da Floresta Encantada, criado no âmbito do Projeto Eco Escolas.

Desafio Biosfera: Deixe a sua Selfie:

  • selecione a sua selfie com o monumento da Biosfera;
  • envie a sua selfie para o e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;
  • a selfie deve contar com o monumento da Biosfera;
  • indique-nos o seu nome, país de origem e data;
  • refira que a Selfie é para ser colocada no mural Biosfera no Trilho Floresta Encantada;
  • no espaço máximo de uma semana a Selfie será publicada na página da escola.

Faça parte deste mural e contribua para divulgar o monumento da Biosfera presente em Santana.

Condições gerais:

  • Independentemente do número de Selfies entregue apenas será exposta uma Selfie por pessoa;
  • As Selfies não podem ter conteúdos inapropriados ou que ponham em causa as boas normas e costumes;
  • Não estão autorizadas Selfies que tenham marcas comerciais explicitas ou que visem a promoção de marcas/ estabelecimentos;
  • Não serão aceites Selfies com marcas de água;
  • Todas as Selfies serão devidamente verificadas;
  • A EB1/PE/C de Santana reserva-se ao direito de alterar as atuais normas sem aviso prévio;
  • O projeto não apresenta uma data de terminus mas a EB1/PE/C de Santana reserva-se ao direito de suspender o mesmo e remover todas as fotas sem aviso prévio.
Trilho_Encantado

Trilho da Floresta Encantada

Trilho_Encantado

Trilho da Floresta Encantada

Trilho_Encantado

Abertura oficial do trilho - 30 de maio- EB1/PE/C de Santana

Trilho_Encantado

Turma do pre-escolar - 30 de maio- EB1/PE/C de Santana

Trilho_Encantado

Turma do segundo ano - 28 de maio- EB1/PE/C de Santana

A Palhinhas é a marca do Concelho de Santana que personifica o património local edificado e que se assume como um verdadeiro tributo ao maior símbolo da Região Autónoma da Madeira: a Casa de Colmo.

De semblante simpático e alegre, A Palhinhas tornou-se já um verdadeiro símbolo entre os mais novos, pois é também uma figura ativa, que participa na animação dos eventos mais importantes do Concelho, vestindo-se a rigor para as ocasiões.

Canção "A Palhinhas"

Olhos azuis, cor do mar, nos lábios um sorriso!

O céu eu vou abraçar, de surpresa sem aviso!



No bailar da minha terra, brincadeiras de criança!

Seja no mar ou na serra, falo-vos da esperança!



REFRÃO

Sabem! Sou a Palhinhas, traquinas, sempre contente!

Em Santana sou Rainha, cuido do Meio Ambiente!



Sei contar a minha história, tenho orgulho no passado!

O meu povo tem memória, será sempre recordado!



Capital da Biosfera, Há um mundo por descobrir!

Fico aqui à tua espera, comigo vais-te divertir!



REFRÃO

Nas levadas ouço o canto, nas veredas o chilrear!

A Laurissilva é um espanto, que temos de preservar!



É ao som do brinquinho, do rajão e da viola!

Que eu vou pelo caminho, direitinha para a escola!



REFRÃO
palhinhas

O Guia de Boas Práticas Ambientais pretende ser mais um instrumento para dar corpo aos compromissos assumidos pela Reserva da Biosfera perante o comité MaB da UNESCO.

Nesse sentido pretende-se, através da criação deste guia, divulgar junto da população e entidades, uma série de comportamentos que visem a sustentabilidade das suas ações, encarando o contributo individual como uma peça fundamental para se alcançar as mudanças globais a que nos propomos enquanto Reserva da Biosfera.

Assim sendo, o Guia de Boas Práticas Ambientais irá incluir conselhos práticos para uma atuação esclarecida e responsável que, quando aplicada, contribuirá significativamente para a minimização dos impactes ambientais associados à atividade humana na área da reserva.

Guia_Boas_Praticas

Santana celebrou a abertura do Município da Cultura 2013, no dia 7 de abril.

Este estatuto desencadeou um conjunto de iniciativas que enalteceram a cultura local e regional, contribuindo assim para a descentralização da cultura. Promoveu também a criação de uma plataforma de debate sobre as diversas temáticas e despoletou o envolvimento de várias entidades e organismos.

Para que o impacto a nível promocional, turístico e económico fosse visível, apostou fortemente na promoção das valências culturais, sociais, etnográficas, dos usos e costumes.

A atribuição do galardão de Reserva da Biosfera a Santana, pela UNESCO, em junho de 2011, impulsionou a candidatura do município de Santana a Município da Cultura 2013.

Municipio_Cultura

Durante todo a ano, o Município da Cultura teve um vasto programa que abrangeu diversas áreas como o património, a ciência, as artes, o desporto, a educação, entre outras.

O encerramento do Município da Cultura aconteceu em março de 2014, depois de um ano intenso de atividades e de fortalecimento da identidade local.

O município de Santana faz parte de um consórcio de entidades que pretendem levar a cabo a realização de um projeto denominado “Smartcities” (cidades inteligentes).

Este projeto liderado pela Universidade da Madeira, conta na região com a participação de dois municípios: Santana e Porto Moniz.

Smart_Cities

Com o objetivo de aumentar a eficiência energética em ambientes urbanos o projeto pretende ser uma solução inovadora e ambiciosa em termos de demonstração de tecnologia integrada estabelecendo bases para a sua concretização: redes de eficiência energética (eletricidade, aquecimento e arrefecimento), planeamento urbano e implantação de tecnologias de baixo carbono). Pretende-se uma maior otimização do sistema de energia das comunidades locais através da pesquisa em validação e demonstração de novos conceitos e tecnologias em edifícios, transportes, serviços e industria.

Lista de Municípios aderentes ao projeto:

Municipios_Aderentes