“As Reserva da Biosfera da UNESCO: a importância da Reserva da Biosfera de Santana”, foi o tema do I Concurso Nacional Escolar sobre a temática das Reservas da Biosfera, numa organização da Comissão Nacional da UNESCO, da Câmara Municipal de Santana e da empresa municipal Terra Cidade.

Cartaz do I Concurso Nacional Escolar Escolas da Biosfera
O objetivo principal do concurso passa essencialmente por sensibilizar a sociedade, através dos mais novos e todos os intervenientes de ação pedagógica, para as questões inerentes aos pressupostos de uma Reserva da Biosfera e em particular para a importância da reserva da Região Autónoma da Madeira.
A ação pretendeu igualmente ser um elo na comemoração da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) e da Década das Nações Unidas sobre a Biodiversidade (2010-2020), tendo, para o efeito, sido desenvolvido diversos materiais informativos assente em vários canais de comunicação, apelando ao espírito crítico e imaginativo por forma a criar instrumentos cívicos que despertem para uma responsabilidade individual e coletiva.
Os trabalhos a concurso foram apresentados consoante escalões (pré-escolar e 1º ciclo; 2º e 3º ciclos e ensino secundário) e categorias. Destinaram-se as todas as escolas da rede pública do ensino do concelho de Santana e das reservas participantes, incluindo também a escola do Porto da Cruz, escola associada da Reserva da Biosfera Santana Madeira. Estiveram a concurso 31 trabalhos, realizados por 312 alunos, acompanhados por 20 professores.

Um dos trabalhos vencedores

Exposição dos trabalhos
II Concurso Escolar - A água que nos une
